2006 | Volume 5, número 2


3-6 Editorial

7-24 1. Um panorama das pequisas sobre avaliação assistida no Brasil
Sônia Regina Fiorim Enumo*, Érika da Silva Ferrão*, Alessandra Brunoro Motta*, Elissa Orlandi Moraes*, Maria Beatriz Martins Linhares**
*Centro de Ciências Humanas e Naturais, Universidade, **Vitória, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, SP, Brasil;

25-38 2. O que é aprender? Concepções de Aprendizagem do Final da Escolaridade Obrigatória ao Ensino Superior
Maria Luísa Fonseca Grácio
Departamento de Psicologia da Universidade de Évora

39-50 3. Adaptações psicológicas à gravidez e maternidade
Paula Saraiva Carvalho*, Manuel Loureiro*, Mário Rodrigues Simões**
*Departamento de Psicologia e Educação. Universidade da Beira Interior, **Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. Universidade de Coimbra

51-64 4. Os métodos de estudo dos alunos e as dimensões de auto-conceito: Análise da sua relação em adolescentes
Leandro S. Almeida*, M. Adelina Guisande**, Helena Bilimória***, Fátima Simões****
*Universidade do Minho, **Universidade de Santiago de Compostela. Financiada pelo Ministerio de Educación y Ciencia (España), ***Universidade de Santiago de Compostela. Bolseira de Doutoramento, Fundação para a Ciência e a Tecnologia, ****Universidade da Beira Interior

65-80 5. Modelo Multinível do Desempenho Escolar de Alunos Socialmente Desfavorecidos em Escolas Públicas/Privadas — Aplicação aos Dados Portugueses do PISA2000
Vera Marisa Dias*, Vera Mónica Navio*, Maria Eugénia Ferrão**
*Laboratório de Estatística Aplicada e Computacional do Departamento de Matemática da Universidade da Beira Interior, **Departamento de Matemática da Universidade da Beira Interior

81-92 6. Avaliação da integração académica no ensino superior: Estudo com estudantes de engenharia
Acácia Aparecida A. Santos*, Adriana Cristina Boulhoça Suehiro*, Évelin Zago Oliveira*, Simone Miguez Cunha**, Denise Madruga Carrilho**
*Instituto de Psicologia, Universidade de São Francisco, *Instituto Militar de Engenharia (IME).

93-102 7. Avaliação do autoconceito, atribuições causais, abordagens de aprendizagem e hábitos de estudos diante do fenómeno da reprovação escolar no ensino fundamental e médio de estudantes do Brasil (Rondônia)
Suely Mascarenhas
Coordenação pedagógica rede pública de ensino, Porto Velho - Rondônia-Brasil.

103-110 8. Variáveis cognitivas no âmbito do Projecto 3EM: Contributos para a precisão e validade da BPRD
Fátima Simões*, Manuel Loureiro*, Maria Eugénia Ferrão** Adriano Tavares***, José Teles***
*Departamento de Psicologia e Educação - UBI, **Departamento de Matemática - UBI, ***Alunos da Licenciatura em Psicologia - UBI

111-126 9. Actitudes hacia la inmigración de alumnos de Magisterio de la Universidad de Évora
Benito León del Barco, Antonio Ricardo Mira, Teresa Gómez Carroza
Dpto. de Psicología y Sociología de la Educación, Facultad de Formación del Profesorado. Universidad de Extremadura y Dpto. de Pedagogía e Educaçao, Universidade de Évora

127-134 10. Impacto das metas académicas no rendimento escolar: estudos com alunos do 5º ao 9º anos de escolaridade
Lúcia Miranda, Leandro Almeida
Universidade do Minho